Nova etapa: APAE Excelência inicia fase de assessoramentos

O programa APAE Excelência, uma ação inovadora que tem como foco a melhoria contínua da gestão e do atendimento das 305 APAES do Estado de São Paulo, de criação da FEAPAES- SP, deu mais um importante passo no que diz respeito à busca pela qualidade do atendimento prestado pelas APAES.  O programa entrou em sua quarta etapa de execução, que é a de assessoramento. Até o momento, as APAES já passaram pelas outras três fases do programa, que foram:  aplicação do Checklist, publicação do Manual de Orientações Técnicas e capacitações através dos Workshops.  

 

No último mês, a equipe de qualidade da FEAPAES deu início a etapa de assessoramento com as visitas in loco, objetivando orientar e assessorar as APAES com relação a diversos procedimentos. Nesta etapa, após análise do R.I.M ( Relatório de Implantação de Melhorias),  foram levantadas que aproximadamente 190 APAES receberão o assessoramento “Trata-se de uma importante etapa, onde vamos orientar com relação às não conformidades legais e estatutárias das APAES, dentre elas: seguir o estatuto corretamente, orientar no que diz respeito a regulamentação fiscal e contábil, organização de prontuários conforme a legislação, termos de colaboração,  parceria e fomento, de acordo com a Lei 13.019/14”, explica Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES /SP. 

 

Etapas anteriores


Na fase do Checklist, a FEAPAES detectou as principais demandas das APAES e suas principais dificuldades. Já na fase seguinte, foram desenvolvidos os Manuais de Orientações Técnicas, com informações relevantes para o bom funcionamento de uma APAE nas áreas de assistência social, educação, gestão e saúde. Ainda nessa fase foram realizadas orientações presenciais em 295 APAES.  Por meio dos workshops, as APAES receberam capacitação e orientação nas quatro áreas de atendimento. Foi também nesta etapa que a FEAPAES recebeu das APAES, os relatórios (R.I.M) com base nas melhorias realizadas e nas dificuldades encontradas.

 

As APAES que participaram dos Workshops e apresentaram os seus relatórios, receberam o certificado de participação no programa APAE Excelência, emitido pela FEAPAES. “O certificado atesta que a APAE está participando das atividades e em busca da melhoria contínua na prestação de serviços às pessoas com deficiência”, explica a presidente.  

 

E para oferecer ainda mais respaldo para as APAES na implantação das melhorias, a Federação colocou sua equipe à disposição para sanar qualquer dúvida ou dificuldade por meio de orientações diárias ou através do e-mail e do site.  “Em qualquer fase do programa, as APAES que tiverem dúvidas serão assessoradas pela equipe de qualidade e pelos demais setores da Federação”, conclui Cristiany. 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES -SP
Cadastrada em: 13/06/2017 09:01:36
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP