Tablets possibilitam a comunicação de usuários da APAE de Valinhos

Financiado pelo Fundo de Projetos, a iniciativa proporcionou a comunicação alternativa de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento   

 

Devido ao Fundo de Projeto, plataforma de financiamento de projetos da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e Vale Cap, a APAE de Valinhos conseguiu implantar o projeto de Comunicação Alternativa através da tecnologia do tablet. A ação tem como objetivo permitir que pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento atendidas pela APAE possam desenvolver independência e competência em situações comunicativas do cotidiano.

 

A APAE de Valinhos foi contemplada no primeiro clico do Fundo de Projetos, realizado em fevereiro de 2017. Após um ano, 30 usuários foram beneficiados diretamente com o projeto.  O diretor pedagógico, Rodrigo da Silva, conta como foi a implantação do projeto na entidade. "A aplicação do projeto tem apresentado evoluções significativas na evolução terapêutica e pedagógica dos usuários da APAE de Valinhos, melhorando a inclusão e qualidade de vida dos usuários que utilizam os recursos de comunicação alternativa, na interação, comunicação e aprendizagem", avalia o diretor.

 

O projeto é realizado semanalmente pelas pedagogas e fonoaudiólogas que integram a equipe multidisciplinar da APAE de Valinhos. São utilizados nos atendimentos individuais e em grupo. Atende usuários de 2 a 35 anos, pois é um projeto inserido nos programas de Estimulação Precoce, Atendimento Educacional Especializado, Escola Especial "Maria Antonia Celani" e Centro de Convivência "Padre Leopoldo” da APAE de Valinhos.

 

Para Rodrigo a seleção da APAE no Fundo de Projetos foi essencial. "A seleção da APAE de Valinhos foi muito importante, pois foi possível disponibilizar esse recurso rico de possibilidades terapêuticas e pedagógicas que contribuem nas mais diversas áreas, que antes seria inacessível para os usuários da APAE de Valinhos", afirma o diretor.

 

Os usuários sentem-se motivados com o uso deste recurso, pois muitos deles não têm acesso ao tablet em seu ambiente familiar e escolar. Além disso, em relação à comunicação alternativa, os usuários se sentem felizes por serem compreendidos e incluídos. “Gosto muito de usar o tablet, ajuda muito”, conta o usuário, Cauã Aparecido Vieira Garcia (11 anos). 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 09/02/2018 11:20:56
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP