Acessibilidade para pessoas com deficiência: descubra 5 aplicativos

A tecnologia revolucionou uma série de questões no Brasil e no mundo. Ela, por exemplo, aprimorou os processos comunicacionais e contribuiu expressivamente com a educação. Não é só isso: a tecnologia é uma forte aliada quando o assunto é acessibilidade para pessoas com deficiência.

Cada vez mais, as pessoas com deficiência conseguem se adaptar devido aos novos recursos e às plataformas. É nesse cenário que entra a importância dos aplicativos, que possibilitam mais inclusão e descomplicam, de certa forma, a rotina.

Quer conhecer alguns aplicativos que auxiliam na acessibilidade? Confira, então, o conteúdo abaixo:

1. ProDeaf

Sabia que existem quase 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva? Isso é que aponta o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com esse número expressivo, não é novidade que ter um conhecimento mais aprofundado sobre Libras (Língua Brasileira de Sinais) é fundamental, uma vez que esse é o principal canal de comunicação com tais pessoas.

A partir dessa premissa, surgiu o ProDeaf, ferramenta que vai facilitar o diálogo entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva. Isso porque o recurso traduz tanto textos quanto vozes em português para Libras.

O melhor de tudo é que o aplicativo é gratuito, promovendo assim a acessibilidade e inclusão social sem nenhum custo. O sucesso da ferramenta é tanto que atualmente mais de 130 mil pessoas a utilizam.

2. HandTalk

Outro aplicativo extremamente útil para as pessoas com deficiência auditiva é o HandTalk, que é um tradutor automático para Libras. A pessoa que quer se comunicar escreve a frase no app e em seguida surge o amigável intérprete virtual em 3D, o Hugo, que traduz simultaneamente o conteúdo. Simples assim!

Ainda tem mais. O app tem a funcionalidade de tornar qualquer site acessível em Libras em alguns minutos, inserindo na plataforma um botão. Além do mais, é possível realizar videochamadas, em todo o território nacional, com intérpretes que vão fazer tradução no mesmo instante.

Também gratuito, o HandTalk foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Tal título demonstra o quão efetivo é o app no universo da acessibilidade para pessoas com redução ou ausência de capacidade de ouvir. Vale destacar que o recurso está disponível no sistema operacional iOS e Android.

Leia o texto completo clicando aqui. 

Fonte: Blog Freedom
Cadastrada em: 06/06/2018 09:45:47
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP