I Jornada de Educação em Pirassununga proporcionou novos conhecimentos para as APAES

Evento promovido pela FEAPAES-SP aconteceu em Pirassununga e fomentou a discussão sobre educação especial

 

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizou nos dias 11 e 12 de setembro, a 1ª Jornada de Educação, na cidade de Pirassununga. O evento reuniu profissionais da educação e áreas correlatas que atuam de modo direto ou indireto na educação especial com a finalidade de disseminar conhecimentos das APAES e de demais instituições do terceiro setor.

 

No primeiro dia de evento, o público participou da palestra Educação, Deficiência e Novas Tecnologias, com Adriana Garcia Gonçalves, que é graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Fisioterapia pela Universidade de Marília. Ela também é mestre e doutora em Educação. De acordo com Adriana, as novas tecnologias são alternativas que podem auxiliar no desenvolvimento do público alvo da educação especial. “As tecnologias são consideradas um meio para que nossos alunos se beneficiem desse processo de ensino-aprendizagem porque são ferramentas que trazem um contexto de multimídia”, explica Adriana.   

 

No período da tarde, Miryan Cristina Buzetti, que possui pós-doutorado em Educação, mestrado e doutorado em Educação Especial, falou sobre o tema Adaptação Curricular para Educação Especial. Logo após, Célia Maria Monti Vian Rocha, coordenadora do CGEB, falou sobre os Aspectos Gerais da Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e as APAES. Na sequência ela concedeu uma entrevista sobre esse assunto. “Sim, a parceria será prorrogada por termo de aditamento, com as mudanças que as APAES poderão contar por aluno e não mais por salas e as classes poderão ter alunos do município e do estado”, falou Célia.

 

Segundo dia discutiu sistemas educacionais e treinamento de pais

 

Flávia Catanante, coordenadora estadual de educação da FEAPAES-SP, abriu o segundo dia de evento, com a palestra Construindo Sistemas Educacionais Inclusivos.  Ela é pedagoga com habilitação em Deficiência Mental, Deficiência da Audiocomunicação, mestranda em Educação Universitária pela Universidade Nacional do Rosário e possui vasta experiência na educação especial.

 

 

 

 

 

Fechou o evento, com a palestra Treinamento de Pais, a psicóloga e mestre em Educação Especial, Maria Isabel Pinheiro. “O Treinamento de Pais vem com essas duas propostas, tanto a intervenção voltada para o problema de comportamento, quanto a intervenção voltada a aquisição de novas competências”, explica Maria Isabel.  

 

Durante todo o evento, foram abordados temas relevantes no que tange o contexto das escolas de educação especial das APAES, aprimorando o conhecimento dos profissionais e possibilitando desenvolver e aperfeiçoar as atividades adequadas às necessidades de cada aluno. De acordo com Alexandra Helena de Medeiros, o evento foi produtivo e contribuiu para o seu conhecimento. “Gostei bastante, foi muito produtivo o dia de ontem, deu para levarmos bastante coisa em nossa bagagem, acrescentar bastante coisa para a nossa APAE, foi muito produtivo, valeu muito a pena”, conclui.    

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 13/09/2018 13:59:06
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP