Organização transforma ciclistas em captadores e tem retorno de 4000% sobre valor investido em campanha

Se a captação de recursos é um desafio diário, por que não pedir ajuda a um grupo perito em superar limites? Pois foi exatamente isso o que fez a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) ao transformar 15 atletas amadores de alto desempenho em captadores para sua causa. O resultado? Mais de R$ 80 mil arrecadados após investir apenas R$ 2 mil, com um índice ROI (Return On Investment, ou retorno sobre valor aplicado) de mais de 4000%.

 

O grupo se preparava para participar da Haute Route, a mais famosa competição amadora de ciclismo do mundo, na qual os competidores pedalam mais de mil quilômetros em cenários montanhosos ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, uma colaboradora da Abrale teve contato com uma novidade que vinha de fora.

 

 

“A Dina Steagall tinha visto nos Estados Unidos um modelo semelhante de envolver atletas com causas, o Cycle for the cause. Era uma ideia já difundida lá fora, mas pouco usada no Brasil”, conta Felipe Antunes, da área de relacionamento com doador da Abrale.

 

 

Dina era próxima do ciclista Leandro Hernandez, participante do grupo e também colaborador de longa data da associação, que ficou com o papel de mobilizar os atletas.

 

 

Assim surgia a campanha I beat it. “Convidamos os ciclistas para visitarem a Abrale e apresentamos o projeto e a causa. A ideia é que, além das metas de treinamento para a prova, eles também tivessem um objetivo de arrecadação. Estipulamos R$ 15 mil para cada um dos 15 participantes, recurso que eles mobilizariam por meio de seus contatos.”

 

 

A Abrale criou uma página personalizada para cada atleta fazer sua campanha, inclusive, com área de doação customizada. “Não realizamos divulgação, já que eram eles que tinham o papel de falar com suas respectivas redes”, afirma Antunes.

 

 

Nos bastidores, porém, a associação ajudava a articular a iniciativa. “Criamos um grupo de WhatsApp com todos os participantes. Era um espaço para tirar dúvidas. Por exemplo, um deles queria saber como receber doações internacionais. Também usávamos para enviar para eles materiais que ajudassem nas campanhas. O grupo acabou virando um espaço descontraído, já que eram todos amigos”, diz Pedro Ferreira, estagiário em investimento social da Abrale e responsável por essa comunicação.

 

LEIA O TEXTO COMPLETO CLICANDO AQUI. 

Fonte: Captamos
Cadastrada em: 29/11/2018 13:41:07
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP