APAE de Cajuru monta sala interativa com recursos do Fundo de Projetos

A APAE de Cajuru foi uma das contempladas do Fundo de Projetos, plataforma da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) que permite que APAES paulistas tenham seus projetos sociais patrocinados com recursos do Vale Cap (certificado de contribuição). Com a verba, a instituição equipou sua Sala Interativa com tablets, lousa digital, livros e jogos educativos. 

 

Os objetivos do projeto denominado Novas Possibilidades são os de proporcionar aos usuários o contato com o mundo digital e estimular habilidades, tornando mais interativo e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem e incrementando qualitativamente a interação professor/aluno.

 

De acordo com Adalgisa Aparecida Silva Conceição, coordenadora pedagógica da APAE, o projeto beneficiará 102 usuários com deficiência Intelectual e/ou múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento. “A interação sensorial tátil, visual, auditiva favorece em tempo real o aprendizado dos usuários, através de jogos interativos podemos desenvolver várias habilidades em nossos usuários desde atenção, coordenação motora, noção de tempo, regras, conceitos básicos, vocabulário, hábitos de higiene, organização do espaço, raciocínio lógico, seguir orientações, formação de pensamentos, tomada de decisões, discriminar objetos por forma, tamanho, cor, classificar, seriar, comunicação, vida social, discutir assuntos da atualidade”, explica.

 

 

Tecnologia e o desenvolvimento de diversas habilidades

 

No dia 12 de novembro, a Sala Interativa foi apresentada aos usuários, que desde então vem apreendendo a interagir com os recursos e a utilizarem as ferramentas da lousa, como caneta, apagador, a selecionar uma figura, clicar, tocar na tela e interagir com os jogos. Os horários para o uso da lousa digital foram organizados semanalmente, complemento este que o professor utilizará para aprimorar as habilidades que vem desenvolvendo com usuários.

 

Além da Sala Interativa, o projeto Novas Possibilidades também prevê a disponibilização de tablets para serem usados nas salas de aula. Os equipamentos já foram adquiridos e estão sendo utilizados pelos professores. “Oito tablets foram entregues no dia 12, já com aplicativos baixados conforme nível de aprendizado dos usuários, recurso este que também vem favorecer o aprendizado e desenvolvimentos das habilidades”, afirma Adalgisa.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 30/11/2018 16:21:46
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP