10 ideias para captar recursos

A captação de recursos é uma estratégia fundamental para o funcionamento das atividades desenvolvidas pelas Organizações de Sociedade Civil. Nos últimos anos os processos de captação estão em evidência entre as atividades executadas pelo Terceiro Setor e, a partir disso, alguns métodos eficazes foram aperfeiçoados para estimular o retorno positivo nesses processos.

 

O Terceiro Setor cresceu no país e, com isso, a concorrência entre as OSCs por um apoio e recursos financeiros, também. São muitas entidades que buscam recursos para a realização de suas atividades e, por isso, é primordial determinar e seguir passos que garantem um bom desempenho e retornos favoráveis por parte dos seus apoiadores.

 

Adaptamos uma publicação feita pelos nossos parceiros da Captamos, com 10 ideias para alavancar a sua captação de recursos e movimentar ao máximo as campanhas e ações da sua organização. Confira:

Ative o conselho

 

É importante que seus conselheiros estejam 100% engajados e doando. O ideal é que o diretor-executivo peça a doação ao presidente do conselho e, então, este faça o pedido para os demais. Fazer com que eles se comprometam ajuda na conversa com possíveis apoiadores.

 

Segundo a consultora de comunicação e relações institucionais da CLP, Thais Bernardi: “As organizações consideram que não se pode exigir nada dos conselhos por eles serem compostos por voluntários. Isso não existe. É muito importante cobra-los, até para calibrar expectativas”.

 

É muito comum que as Organizações da Sociedade Civil tenham conselhos apenas no papel, pessoas que contribuem com a realidade da instituição, mas sem acompanhar o cotidiano de atuações. E é muito importante que os conselheiros sejam engajados para contribuírem mais efetivamente com o dia a dia da OSC, principalmente nos processos que envolvem a captação de recursos.

 

Transforme os seus conselheiros em captadores de recursos. Estimule-os a usarem suas redes de contatos para prospectarem possíveis apoiadores. Se cada um deles usar sua influência pessoal em busca de conquistar novas parcerias e contribuintes o número de mantenedores da sua organização certamente irá aumentar.

 

Métricas

 

Não adianta só saber quanto dinheiro captou. Olhe outros dados, como taxa de retenção e qual o ticket médio deles.

 

Todo projeto precisa ser avaliado para compreendermos as possibilidades de resultados, comparadas às expectativas e propostas iniciais. Isso se estende também para as estratégias de captação de recursos. Ou seja, ao focar esforços na busca por apoio, é importante estipular um plano de captação que permita vislumbrar claramente os resultados alcançados, em comparação com o ponto de partida.

 

Defina indicadores para o acompanhamento dessas metas e eleja alguém para ser o responsável pela coleta dos dados, para que, por meio disso, seja possível embasar a atuação a partir dos objetivos desejados.

 

Esses indicadores precisam atender aos aspectos mais generalistas da captação, (como custo-benefício das ações), das doações (a exemplo de crescimento, volume, frequência), dos doadores (quantos são, crescentes ou não) e o engajamento deles sobre as questões referentes à organização. É importante compreender e listar os dados de forma quantitativa e qualitativa, pois dessa forma eles servem para a checagem dos números, a fim de compreender se os resultados estão positivos.

 

Exemplos de indicadores quantitativos são: taxa de retenção e perda dos doadores, e o valor médio das doações. Enquanto que dos qualitativos: os impactos que sua ação causa na comunidade que é o público-alvo da atuação.

“Sentimos sua falta”

 

Converse com as pessoas que saíram da sua base e entenda o que aconteceu. Se não for um motivo diretamente ligado à sua organização, volte a entrar em contato depois de algum tempo.

 

Se as pessoas gostarem de você e compreenderem a importância da sua causa, irão te apoiar. Torne pessoal, conte para eles as possibilidades de impacto a partir da sua atuação. A partir do momento que você envolvê-los no processo, eles irão contribuir quando você precisar.

 

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Fonte: Nossa Causa
Cadastrada em: 15/03/2019 13:17:27
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