3 tendências para doações em 2019 que você precisa conhecer

À medida que avançamos a todo vapor em 2019, é o momento perfeito para compartilhar os temas que estão bombando no Terceiro Setor. É muito importante acompanhar o que está rolando, para buscar o engajamento e as conversões que você deseja para a sua causa, dentro dos nichos mais propensos a contribuírem com ela.

 

Você lembra de quais foram as tendências para doações em 2018? Em parceria com a VakinhaDoare avaliou os dados disponibilizados pelo #GivingTrends2018 e elencou algumas das informações mais relevantes para as organizações brasileiras. Juntos elaboramos um infográfico, clique na imagem abaixo para acessar:

 

Entre os conteúdos mais importantes, trouxemos os principais focos de doações:

  1. 31% Saúde humana
  2. 18% Educação
  3. 17% Saúde animal

 

Além disso, trouxemos informações referentes à porcentagem de brasileiros propensos a doar (45%) e até mesmo as principais formas de doação: 51% online/cartão de crédito, 22% bancos/transferência bancária, 13% em dinheiro físico, 9% via paypal e 3% carteira/aplicativo móvel. Esses dados são tendências interessantes para se considerar, uma vez que o conhecimento deles permite antecipar o foco em estratégias que atinjam diretamente o público-alvo da sua organização.

 

E para ajudar você a ficar por dentro do que está influenciando o Terceiro Setor, elencamos alguns tópicos que merecem a sua atenção. Vamos lá?!  

1. Valorize os seus apoiadores recorrentes

 

Em 2019, torna-se cada vez mais real a tendência de que as organizações que focam os seus esforços em campanhas e atividades para a fidelização de doadores recorrentes, terão um crescimento muito mais rápido em relação à concorrência. Relatório elaborado pelo The State of Modern Philanthropy, analisou informações sobre mais de 2,5 milhões de doações, e em relação aos doadores recorrentes, concluiu que:

 

  • são 5 VEZES mais valiosos do que doadores pontuais
  • no prazo de um ano, doadores fidelizados fazem uma doação adicional em média 75% com mais frequência do que doadores ocasionais, ou seja, doações recorrentes não consomem a boa vontade das pessoas.
  • cada doador recorrente supera em 42% os resultados de um captador de recursos

 

Esses dados se confirmaram no Dia de Doar de 2018 quando, segundo o levantamento do The State of Modern Philanthropy, 84% dos doadores recorrentes (além de sua colaboração habitual) também contribuíram por meio de uma doação extra nesta data. Esta informação demonstra que a valorização dos doadores recorrentes é ainda mais importante do que já imaginávamos. Nesse sentido, é importante frisar que uma vez conquistada a confiança desses colaboradores, podemos explorar sua participação junto às ações e campanhas da OSC com mais frequência.

 

Mas como fazer isso? Simples: convide-o a participar mais ativamente das ações e campanhas que você realiza, seja como voluntário, embaixador ou parceiro. Envie periodicamente relatórios de resultados, demonstre a sua gratidão por meio de mensagens pessoais ou mesmo lembrancinhas que remetem à causa apoiada. São pequenas atitudes que fortalecem os laços com esses doadores e fidelizam e motivam ainda mais a participação deles junto à sua organização.

 

Uma ação simples e eficaz é primar sempre pela transparência em relação aos recursos recebidos e quais foram as aplicações realizadas a partir deles. A prestação de contas é uma forma de fortalecer laços e motivar que esses apoiadores continuem acreditando e contribuindo com as suas causas. Demonstrar que o dinheiro investido por eles está – de fato – gerando resultados é primordial, pois é sempre importante lembrar que os colaboradores doam para as CAUSAS e não para as organizações.

 

Leia o texto completo aqui. 

 

Fonte: Nossa Causa
Cadastrada em: 10/04/2019 09:40:06
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