Teste do Pezinho: APAE Batatais realizou 683 coletas no ano de 2018

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório, realizado em todos os recém-nascidos. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê e é realizado em maternidades e unidades de saúde de todo o país. Em Batatais, as coletas de sangue acontecem, desde 1993, na APAE, e são, posteriormente, encaminhadas ao Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto [HCFMRP] para análise.

 

A instituição fechou 2018 com 85% de cobertura no Teste do Pezinho. De acordo com a coordenadora de saúde da APAE Batatais, Patrícia Rocha, no ano passado, a instituição realizou 683 coletas de sangue para exames. Destes, 605 obtiveram resultado normal na primeira amostra coletada e receberam alta. O total de 78 bebês necessitaram fazer reteste, sendo que 16 destes apresentaram resultado final alterado.

 

Segundo Patrícia, o objetivo é detectar, precocemente, doenças que se não tratadas a tempo poderão causar lesões irreversíveis e levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à saúde das pessoas. São doenças congênitas, infecciosas e assintomáticas como a fenilcetonúria (PKU); hipotireoidismo Congênito (HC); anemia falciforme; fibrose cística; deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

 

Para os casos que apresentam alterações na avaliação genética, a APAE Batatais dispõe de  uma equipe multidisciplinar composta por especialistas das áreas de genética, neurologia, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e assistência social que oferece o apoio e o atendimento necessários aos bebês.

 

João Lucas, filho da enfermeira Flávia Tardivo Gaeta, nasceu prematuro e foi um dos bebês que passou pela avaliação três vezes antes de receber alta. “O atendimento foi excelente, não tenho do que reclamar, todo mundo muito atencioso, tudo bem explicado, fomos bem acolhidos pela equipe médica e de enfermagem, pela recepção. Hoje meu filho está saudável e superbem. Isso tranquiliza a gente”, conta a mãe.

 

Flávia ainda alerta as famílias sobre a importância do serviço, que além de obrigatório, é gratuito. “As famílias têm que se conscientizar que é realmente necessário fazer. Não é luxo, não é bobeira, não pode deixar pra depois. Tem que fazer pra saúde da criança, pra ela crescer saudável e se desenvolver, sem nenhuma preocupação para as mães”, ressalta.

 

Modelo no serviço de prevenção, a APAE Batatais oferece à população, serviços extensivos à coleta do Teste do Pezinho como a Triagem Auditiva, conhecido como “Teste da Orelhinha”, que detecta possíveis alterações auditivas e a Avaliação Genética que detecta precocemente fatores de risco que podem indicar síndromes ou atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.

 

Atualmente, a instituição atende a demanda referenciada do município em sua totalidade e,  quando necessário, recebe neonatos dos seis municípios que compõem o Vale das Cachoeiras e são atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação - CER III APAE Batatais: Altinópolis, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança e Santo da Antônio da Alegria.

 

Sobre o Dia Nacional do Exame do Pezinho 

 

O Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado no dia 6 de junho, foi criado com o intuito de alertar a população sobre a importância de realizar o exame de prevenção, que visa impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual ou outras doenças. 


O Teste do Pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Desde 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o país e, em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal. Segundo o órgão, mais de 80% das crianças nascidas em território nacional passam pela Triagem Neonatal anualmente.

Foto: Alex Raimundini

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 06/06/2019 15:02:18
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP