Festival Nossa Arte termina e deixa lições sobre a importância da inclusão social

 Mais de 45 APAES do Estado passaram pelo local nos três dias de apresentações na cidade de Valinhos (SP)


A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), que possui como presidente a advogada, que também é secretária-executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das APAES, Cristiany de Castro, juntamente com a APAE de Valinhos e representantes de 45 APAES do Estado de São Paulo, realizaram muito mais do que um Festival de Artes, promoveram um grandioso evento de arte e cultura tendo como protagonista as pessoas com deficiência. 

 

Por meio deste evento promoveu-se a cultura, a socialização, o conhecimento e, principalmente a inclusão social, além de fomentar o turismo na cidade. A criatividade e superação também foram marcas indeléveis do evento. Cada artista que se apresentou no palco, além de superar o medo natural da exposição ao público, teve que também superar as suas limitações físicas e também aquela deficiência que ainda existe em nosso meio social:  a falta de conhecimento dos direitos e das capacidades que possuem.

 

Ainda no decorrer do festival, as pessoas atendidas pelas APAES deram exemplos de comprometimento e de dignidade da pessoa humana. Amizades foram criadas e as existentes solidificadas. Os artistas passaram de expectadores para protagonistas, que é também um dos principais pleitos da FEAPAES-SP. “Temos lutado incansavelmente para que os direitos das pessoas com deficiência saiam do papel, e se tornem reais no dia a dia deles. Proporcionar acesso a arte e a cultura é apenas um dos direitos que devem ser garantidos a eles”, fala a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.

 

Presenças importantes


O Festival contou com presenças importantes, dentre elas Rita Passos, secretária Nacional da Inclusão Social e Produtiva Urbana. Em entrevista concedida a equipe da Federação, Rita falou sobre as frentes que a secretaria pretende atuar para beneficiar as pessoas com deficiência. “A Secretaria Nacional da Inclusão Social e Produtiva Urbana tem como base formar as pessoas para o mercado de trabalho, a qualificação, a empregabilidade, o empreendedorismo e o associativismo”, ressalta. 

 

“Se não existissem as APAES, ficaria tudo para o poder público fazer. Eu vejo que as APAES têm um potencial grande também de capacitar uma parcela das pessoas que frequentam as APAES. Podemos criar mecanismos, cursos para qualificá-los, é importante que eles tenham essa inclusão junto ao mercado de trabalho”, completou a secretária Rita Passos. 

 

A abertura também contou com o apoio de algumas pessoas conhecidas no cenário nacional, como Max Gehringer, que começou o evento com uma palestra, trazendo para o público um breve histórico sobre as APAES, destacando a criação da primeira APAE até os dias atuais.

 

Também passou pelo palco Paulinho Duque, um jovem da APAE de Ariquemes, em Rondônia, que viralizou nas redes sociais cantando a música “Hear me now”, do DJ Alok. Logo em seguida aconteceu o show de Guipson Pierre, cantor haitiano que se destacou no programa The Voice, da rede Globo.

 

A importância do evento e de seu impacto podem ser medidos também pelos gêneros artísticos que o compuseram: artes visuais (desenho, fotografia, pintura, gravura, colagem, escultura, instalação, computação gráfica e vídeo), artes cênicas (mímica, teatro, dublagem, dramatização), dança (moderna, clássica, contemporânea, danças urbanas - hip hop, street dance -, dança de salão), artes literárias (poesias e textos), artes musicais (instrumental e vocal), dança folclórica (regional, nacional e internacional), e artesanato.

 

Por fim, o evento demonstra a importância da FEAPAES-SP, que tem sede na cidade de Franca (SP), como agente e instrumento garantidor dos direitos das pessoas com deficiências e da competência da presidente, Cristiany de Castro, e demais envolvidos de não medirem esforços para, de fato, criarem uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.

Fonte: Assessoria Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 22/07/2019 10:09:28
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP