5° Mostra APAE de Bragança Paulista

Do dia 8 a 20 de agosto, a APAE de Bragança Paulista realizou a 5° Mostra APAE, exposição de arte e arteterapia dos alunos da APAE, no Prédio V da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista). A exposição é realizada pelos alunos da Escola de Educação Especial Flor do Ypê, mantida pela APAE de Bragança Paulista. O principal objetivo do evento é promover a inclusão das pessoas com deficiência e TEA por meio da arte.

 

Contando com os próprios alunos que foram conferir o resultado dos trabalhos, cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento. Desenhos, pinturas e colagens foram algumas das obras expostas, todas expondo os sentimentos de cada usuário que participou das atividades, e com o mínimo de intervenção da professora responsável.

 

 

“Promovendo a inclusão por meio da arte, os usuários se reconhecem, desenvolvem a autonomia, a autoestima, e isso se reflete de forma positiva”, diz a professora de arteterapia Vanessa Rossi, a responsável pelo projeto.

 

 

Como nasceu o projeto

 

As aulas de artes contemplam linguagens visuais como: a linha, textura, formas e cores. O principal diferencial do trabalho oferecido é a união da arte com a arteterapia, prática que visa principalmente à significação e ressignificação dos sentimentos. Com a harmonização de várias aéreas da arte é possível que os alunos desenvolvam autonomia, autoestima, coordenação motora, socialização comunicação, além de conseguirem expressar os seus sentimentos.

 

E foi com esse trabalho que Vanessa Rossi, arte educadora, arteterapeuta e especialista em psicologia, buscou recursos para levar a arte que os alunos produziam para fora do institucional. E foi em 2015 que aconteceu a primeira exposição, com atividades produzidas ao longo dos três anos anteriores. E como foi um grande sucesso, em 2016 aconteceu a segunda exposição. E foi assim nos anos seguintes, chegando em sua quinta exposição, em 2019, as obras expostas continuam não procurando determinar um padrão estético, o mais importante é expressar os sentimentos dos alunos.

 

“Proponho as atividades pensando na necessidade de cada um dos usuários e como eles podem se desenvolver por intermédio da arte”, conclui Vanessa Rossi.

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 23/08/2019 10:40:24
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP