Campanha Setembro Verde 2019 agitou Memorial da Inclusão em São Paulo

Cerimônia de abertura do mês oficial de luta pela inclusão social da pessoa com deficiência reuniu mais de 350 pessoas no Memorial da Inclusão

 

Todos os anos para dar início a campanha, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), promove a cerimônia de abertura do Setembro Verde, esse ano o evento foi realizado no dia 30 de agosto no Memorial da Inclusão, na cidade de São Paulo e reuniu mais de 350 pessoas ligadas as APAES, instituições parceiras, autoridades, parceiros e população em geral.

 

O evento contou com várias atrações e presenças importantes. A palestra A LBI e seus avanços na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, foi ministrada por Rosângela Wolff Moro, advogada e procuradora jurídica da Federação Nacional das APAES (FENAPAES) e da Federação das APAES do Estado do Paraná (FEAPAES-PR). Na sequência, o público se encantou com a apresentação musical Pout Porri Instrumental de Maurício Figueiredo dos Santos, usuário da APAE de Matão, que se classificou em primeiro lugar em artes musicais no XV Festival Estadual Nossa Arte 2019.

 

Na ocasião, foi apresentado também, pelos mestres e doutores em direito, Maria Amália Alvarenga e Antônio Cláudio da Costa Machado, o livro Estatuto da Pessoa com Deficiência Comentado Artigo por Artigo, publicação que conta com a participação de Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP e de Acir de Matos Gomes, procurador jurídico da instituição.

 

Logo após houve uma roda de conversa com diversas pessoas envolvidas na causa da pessoa com deficiência, e foram elas: Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP, Maria Amália Alvarenga, Antônio Cláudio da Costa Machado, Rosângela Wolff Moro, procuradora jurídica da FENAPAES e FEAPAES-PR, Ricardo Monello, contador-auditor, advogado, especialista em organizações do Terceiro Setor, Maria Goret Chagas, artística plástica que pertence a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés e Acir de Matos Gomes, procurador jurídico da FEAPAES-SP.

 

E além de participar da roda de conversa, Maria Goret contou um pouco da sua história de superação e realizou a pintura de uma obra com a boca e uma com os pés. Também foi exibido o vídeo Oportunidade para quem é capaz, produção que contou duas histórias de inclusão, uma no mercado de trabalho, essa com parceria da APAE de Batatais, e outra de inclusão escolar.

 

A diretora da APAE de Araçoiaba da Serra, Aline Fonda Pereira Camilo contou o que achou a abertura. “É o segundo ano que eu participo da abertura, esse ano tive a oportunidade de trazer alguns dos nossos usuários, e uma frase que intitula essa abertura é uma frase de Paulo Freire que diz que a inclusão só acontece quando nós aprendemos a conviver com as diferenças e não com a igualdade. E após a minha participação ano passado, nós da APAE lutamos para tornar o Setembro Verde lei em nosso município, para que todos possam ser incluídos e ter autonomia na cidade que eles vivem” explica Aline.

 

Programação mensal

 

Neste ano de 2019, o intuito é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social. “Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa. Mesmo com uma legislação avançada, que garante cotas no mercado de trabalho e outros direitos, as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades no mercado, na educação, e no acesso a saúde”, explica a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro. 

 

Na expectativa de atingir o maior número de pessoas, a FEAPAES/SP lança, todos os anos, o calendário oficial com atividades que visam promover a inclusão social. Neste ano, foi proposto que as APAES e demais instituições realizassem na semana do dia 1º de setembro, a Caminhada Verde da Inclusão, na semana do dia 8, a Tarde da Inclusão com as Famílias: do Empoderamento das Famílias, Legislação e Direitos da PCD, na semana do dia 15, promover a APAE/Instituição na Empresa e na Escola, e na última semana, de 22 a 30, Zumba na Praça.  

 

Para deixar a campanha ainda mais forte, a FEAPAES/SP disponibilizou para as APAES e instituições parceiras os materiais de divulgação da campanha, como post para mídias sociais, faixas, entre outros.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 04/09/2019 09:27:18
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP