Tatuí sedia palestra sobre tecnologia e educação assistiva

A cidade de Tatuí irá sediar no dia 17 de agosto, das 19 às 22 horas, a palestra Tecnologia e suas Positividades para a Educação Assistiva. A capacitação será ministrada por Eliege Miranda Monteiro da Silva, fonoaudióloga, pós-graduada em Transtorno Global do Desenvolvimento e responsável pela implantação e orientação na área da Comunicação Suplementar Alternativa e Disfagia na APAE de Tatuí.

 

No evento o orientador José Márcio Mathias, professor titular de Engenharia de Software da FATEC Tatuí irá apresentar dois projetos: Software de Comunicação em Tecnologia Assistiva e Portal de Comunicação Web para a APAE de Tatuí.

 

As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis no link http://feapaesp.org.br/inscrever_curso.asp?idcurso=187.

 

 

RESUMO DO TEMA DA PALESTRA:

 

A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, onde todos os indivíduos, independentemente de suas diferenças, deverão ter acesso a um serviço efetivo e com qualidade, capaz de atender suas necessidades fundamentais.

 

Desta forma, entende-se que as ações educacionais, deverão estar voltadas para o desenvolvimento das habilidades naturais, pautando-se nas características individuais da pessoa, de forma a exercer suas funções da maneira mais independente possível.

 

Sabendo-se que as funções da linguagem são formas como cada indivíduo organiza sua fala conforme a mensagem que se quer transmitir, configura-se como o mecanismo utilizado para expressar sentimentos, para informar, para influenciar, para reivindicar. É através da comunicação que podemos exprimir nossas vontades e desejos. A transmissão dessa mensagem pressupõe um emissor, um receptor, um contexto, um código e um canal entre o emissor e o receptor.

 

Como aliado ao processo educacional, apresenta-se o avanço das estratégias tecnológicas voltadas para o desenvolvimento comunicacional da pessoa com deficiência, buscando a ampliação das possibilidades de integração e de compreensão entre a pessoa com deficiência e o meio em que vive.

 

O uso destas tecnologias, serão a ponte necessária para que a inclusão social deste público concretize-se de maneira verdadeira, onde o respeito às diferenças somente será possível a partir do momento em que todos os envolvidos se compreendam e comecem a falar de suas igualdades.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 01/08/2016 11:12:21
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP