APAE de Santo Anastácio conquista novos equipamentos para a Sala de Estimulação Sensorial
Postado em: 12/03/2020 13:58:51

A estimulação precoce é de fundamental importância para as pessoas com deficiência, pois possibilita dar suporte aos bebês em seu processo inicial de intercâmbio com o meio, considerando os aspectos motores, cognitivos, psíquicos e sociais de seu desenvolvimento. Diante desses benefícios, a APAE de Santo Anastácio conseguiu realizar o projeto da Sala de Estimulação Sensorial no final de 2019, por meio da emenda parlamentar da deputada Marcia Lia, tendo como benefício o aperfeiçoamento dos atendimentos da Terapia Ocupacional realizado pela instituição.

 

Com o recurso da emenda parlamentar, a APAE adquiriu novos equipamentos. A escada e rampa de canto, que é utilizada para proporcionar treino de marcha, estimulando o equilíbrio estático e dinâmico, e ainda, a coordenação e a resistência muscular dos membros inferiores com ou sem apoio. A barra paralela que é importante na reeducação da marcha, visando à correção e resistência muscular.

 

O espaldar, que é utilizado na reabilitação motora, com acompanhamento e orientação de um fisioterapeuta. Auxilia principalmente em exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. E as pranchas de equilíbrio, maneira eficaz para trabalhar o core (conjunto de músculos do abdômen, lombar, pelve e quadril), aumentar a estabilidade e melhorar o equilíbrio e a força muscular com enfoque na funcionalidade corporal.

 

Para a diretora Claudia Rodrigues Cardoso, a sala é de extrema importância para a habilitação e reabilitação dos usuários. “Nessa sala trabalhamos mais com os bebês, não que os mais velhos não possam fazer o uso, mas priorizamos desde o início da vida, de zero aos três anos”, diz.

 

Ainda segundo Claudia, é notório o desenvolvimento dos atendidos. “Bebês que não firmavam as perninhas, já estão firmando. Outros que não andavam, estão começando a dar os primeiros passinhos. Os próprios pais também nos relatam a melhora no desenvolvimento”, conclui a diretora.

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas