Inscrições abertas para o I Congresso Científico Online da FEAPAES-SP
Postado em: 13/07/2020 15:00:25

Realizado pela FEAPAES-SP e Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP, evento acadêmico conta com o apoio da Unesp


Entre os dias 24 e 27 de agosto será realizado pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e Instituto de Ensino em Pesquisa UNIAPAE-SP o I Congresso Científico Online da FEAPAES-SP, o edital e as inscrições já estão disponíveis no site do UNIAPAE-SP, o evento terá como tema Intersetorialidade: saberes e práticas sobre a questão da pessoa com deficiência.

 

O congresso, que tem apoio da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp), visa incentivar estudos, pesquisas e discussões acadêmicas voltados ao universo da pessoa com deficiência.

 

“Há alguns anos a FEAPAES-SP busca participar de estudos acadêmicos voltados à pessoa com deficiência, já realizamos parcerias com diversas universidades e grupos de estudos, em 2019 criamos o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP com objetivo de fortalecer o conhecimento em terceiro setor. O Congresso Científico vem para reunir e construir saberes, para que possamos disseminar informações entre entidades, profissionais, poder público, estudantes e pesquisadores” explica a presidente da FEAPAES-SP Cristiany de Castro.  

 

O investimento para participar será de R$ 15,00 e as inscrições vão até o dia 24 de agosto, o evento é voltado para profissionais das APAES e de demais organizações da sociedade civil das áreas de assistência social, educação, saúde e gestão; docentes e discentes de universidades e institutos de pesquisa e gestores de políticas públicas.

 

Submissão de trabalhos e programação

As inscrições para submissão dos trabalhos científicos vão até o dia 19 de julho, e o participante poderá optar entre trabalho completo ou resumo expandido contemplando: pesquisa, ensaios teóricos, relatos de experiências e trabalho profissional.

 

Os trabalhos deverão estar vinculados a um dos seguintes eixos:  A Política de Assistência Social no atendimento à Pessoa com deficiência; Práticas de Gestão nas Organizações da Sociedade Civil; Habilitação e Reabilitação da Pessoa com deficiência na área da saúde; Política Educacional, Processos Educacionais voltados à Pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla; Defesa e garantia de direitos da Pessoa com deficiência; Empregabilidade, política de trabalho para pessoa com deficiência ou Política de cultura, esporte e lazer para pessoa com deficiência.

 

“A participação dos profissionais das APAEs bem como de estudantes e docentes interessados na temática da pessoa com deficiência é extremamente importante, como forma de estimular a submissão de trabalhos científicos teremos eixos temáticos amplos que abarcam as mais variadas dimensões deste universo. Tal participação promove um movimento constante acerca do desenvolvimento, da capacitação e da inovação de novas técnicas e resoluções que impactam diretamente na qualidade de vida da pessoa com deficiência” explica a professora doutora em serviço social e coordenadora do UNIAPAE-SP.

 

Além da submissão de trabalhos o evento contará com diversas palestras sobres temas das áreas de assistência social, educação, gestão e saúde. Confira a programação:

 

  • 24 de agosto:
19h - Abertura
Com Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP

19h15 - Palestra Magna: os direitos da pessoa com deficiência e seus desafios na contemporaneidade.
Com: Profa. Ma Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior 

20h15 - Tribunais de contas e parcerias com o terceiro setor
Com Prof. Me. Alexandre Manir Figueiredo Sarquis

 
  • 25 de agosto
19h - Tecnologia assistiva
Com Profa. Dra. Débora Deliberato

20h15 Transtornos do desenvolvimento: causas genéticas, ambientais e epigenéticas. 
Com Prof. Dr. Decio Brunoni

  • 26 de agosto
19h - Educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil
Com Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes

20h15 - Autismo na primeira infância
Com Profa. Dra. Érika Parlato de Oliveira

 
  • 27 de agosto
19h - As APAEs e o sistema único de assistência social
Com Prof. Dr. Edgilson Tavares Araújo

20h15 - Proteção social para pessoas com deficiência
Com Prof. Dr. Wederson Rufino dos Santos

 

 

     Inscreva-se Aqui      

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas