FEAPAES-SP e APAE Valinhos abrem Setembro Verde no estado de São Paulo
Postado em: 02/09/2020 13:10:24

Evento online reuniu APAES e instituições parceiras em um debate sobre os direitos da pessoa com deficiência

 

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e a APAE de Valinhos realizaram no dia 1º de setembro, de forma virtual, a abertura da campanha Setembro Verde 2020, que é o mês oficial da inclusão da pessoa com deficiência. O evento contou com a palestra Lei Brasileira da Inclusão: compreendendo a interdição na atualidade. O tema foi apresentado pelo juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Pablo Stolze Gacliano.

 

A abertura foi conduzida pela presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro, que aproveitou para destacar a importância da campanha no fomento das discussões acerca da causa da pessoa com deficiência. “Tudo isso para trazermos à tona, a importância de todos nós, juntos, adotarmos atitudes inclusivas, acessíveis, respeitosas, para que tenhamos uma sociedade, que de fato, receba as pessoas com deficiências com igualdade de oportunidades”, destacou a presidente.

 

O presidente da APAE de Valinhos, Luiz Roberto Roson, também destacou a importância da campanha. “Esse é o primeiro ano de forma diferente, de forma virtual, mas não menos importante para que a gente possa debater um pouco, fazer algumas reflexões sobre o Setembro Verde”, afirmou.

 

Também participaram da abertura os autodefensores estaduais, Rita de Cássia Leal e Wellington Clementino de Oliveira, ocasião em que se pronunciaram, também, sobre a relevância da campanha. “Eu quero dizer que esse mês de setembro é muito importante para nós, pessoa com deficiência. Eu quero falar também para a sociedade que não nos julguem pela nossa aparência e pelas nossas limitações e sim pelo que temos a oferecer”, falou Rita em seu pronunciamento.

 

Na sequência, Wellington também deixou sua mensagem para que pessoas com deficiências e suas famílias lutem pela efetivação de seus direitos. “Na questão dos direitos da pessoa com deficiência, nós devemos lutar pelos nossos direitos, nunca devemos desistir”, destacou o autodefensor.  

 

O evento, idealizado pela APAE de Valinhos e FEAPAES-SP, vem a cada ano conquistado maior alcance graças a apoios importantes. A exemplo de anos anteriores, a campanha teve a adesão da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que publicou em suas redes sociais arte da campanha. Além disso, afirmam na publicação que no mês de setembro, o prédio que abriga a Secretaria, será iluminado de verde.

 

Programação mensal

 

O evento marcou o início do mês oficial da inclusão social da pessoa com deficiência e abriu uma série de iniciativas de conscientização em todo o estado de São Paulo. Isso porque a FEAPAES-SP propõe uma programação mensal para as APAES paulistas e entidades parceiras realizarem no decorrer do mês. Para este ano foi proposto: decoração da APAE/instituição (de 1 a 5 de setembro), brincadeiras em família (de 6 a 12 de setembro), arte em casa (de 13 a 19 de setembro), plante uma árvore (de 20 a 26 de setembro) e produção de vídeos dos autodefensores, pessoas com deficiência e família (27 a 30 de setembro).  

 

Para deixar a campanha ainda mais forte, a FEAPAES/SP disponibilizou para as APAES e instituições parceiras os materiais de divulgação da campanha (avatar, capa para facebook, banner para site e logo) que podem ser baixadas na área de downloads do site da FEAPAES-SP (clique aqui).

 

O evento on-line pode ser assistido no canal do Youtube da FEAPAES-SP.   

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas