FEAPAES-SP realiza live sobre a luta da família pelos direitos e inclusão social das pessoas com deficiências
Postado em: 14/09/2020 10:51:19

Na próxima quarta-feira, 16 de setembro, às 13h30, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e o Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-SP, irão realizar uma live com o tema o Papel da família na luta pelos direitos e inclusão social das pessoas com deficiência, com a participação da Terapeuta Ocupacional, especialista em Educação Especial e em Tecnologia Assistiva, com 31 anos de atuação junto ao Movimento Apaeano, Moira Sampaio.  

 

As diversas transformações sociais pedem o reconhecimento das diversas formas de organização dos arranjos familiares e ainda a valorização do papel essencial da família independente de sua forma de organização. Neste sentido, é necessário estar atento às necessidades e vulnerabilidades a que estão sujeitas às famílias das pessoas com deficiência. A força destas famílias na defesa dos direitos de seus membros com deficiência passa pelo empoderamento das mesmas e pela união e suporte entre famílias apoiadas também pela APAE através de seu corpo técnico, educacional e adminstrativo.  A luta pela inclusão e por direitos de fato ocorre em situações de inclusão que alavancam a necessidade de empoderamento e abertura de espaços crescentes para que as pessoas com deficiência se expressem e se fortaleçam enquanto cidadãos.

 

A live será mediada pela coordenadora do Uniapae-SP, a professora doutora em serviço social, Denise Costa. Para assistir, basta acessar o canal do youtube da FEAPAES-SP: youtube/apaesp.

 

Saiba mais sobre os convidados da semana:

 

Moira Sampaio Rocha

 

Terapeuta Ocupacional, especialista em Educação Especial e em Tecnologia Assistiva, com 31 anos de atuação junto ao Movimento Apaeano. Responsável pela implantação e supervisão do Currículo Funcional Natural na APAE de Pará de Minas. Membro integrante do Grupo de Diagnóstico da APAE de Pará de Minas no período de 1993 a 2006. Responsável pela implantação do Programa de Autodefensoria da Pessoa com Deficiência na Federação das APAES de Minas Gerais. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Fortalecimento Institucional da Federação das APAES de Minas Gerais no período de julho de 2007 a dezembro de 2008 ministrando cursos em todo Estado de Minas Gerais. É autora do Manual de Formação de Autodefensores intitulado “Nada sobre nós, sem nós” . É mãe de uma adulta com Síndrome do Hemisfério Direito.  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas