Foi solicitado para Célia Parnes, que o Estado cofinancie o atendimento das pessoas com deficiências acima dos 30 anos
A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Vera Lúcia Ferreira, junto com as coordenadoras estaduais, Tina Assunção (assistência social) e Sirlene Rodrigues de Almeida (família) reuniu-se na tarde de ontem (27), com a secretária estadual de assistência social, Célia Parnes, e com o coordenador da Secretaria Estadual da Assistência Social, Edson Silva, para tratar dos atendimentos das pessoas com deficiências acima dos 30 anos. O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay e a coordenadora técnica da FEAPAES-SP, Claudia Fragoso, também participaram do encontro.
Na reunião, Vera solicitou aporte financeiro do Governo Estadual para cofinanciar na modalidade fundo a fundo, o atendimento das pessoas com deficiência acima de 30 anos. O objetivo da solicitação é o de promover a habilitação e reabilitação dessas pessoas no campo da assistência social e apoiar às famílias na tarefa de cuidar, contribuindo na prevenção do isolamento e acolhimento institucional. “No Censo do Movimento Apaeano do Estado de São Paulo, realizado em 2019, detectamos que o público atendido pelas APAES, com idade superior a 30 anos, não foi inserido no mercado de trabalho devido ao grau de dependência, estamos falando de aproximadamente 12.109 usuários”, destaca Vera.
Ainda de acordo com a presidente, há o agravante de ser uma faixa etária em que os pais já estão em fase de envelhecimento, o que sobrepõe vulnerabilidades, necessitando assim de uma maior proteção social. “A implementação de políticas públicas que atendam a pessoa com deficiência acima dos 30 é fundamental para garantir que essas pessoas, junto com suas famílias, tenham um futuro digno”, conclui a presidente.
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.