Após articulações da FEAPAES-SP, governo paulista anuncia vacinação de todas as pessoas adultas com deficiência
Postado em: 09/06/2021 16:41:39

Durante a coletiva de imprensa também foi anunciado a antecipação da vacinação para profissionais da educação básica de 18 e 44 anos para o dia 11 de junho

 

O governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou em coletiva de imprensa hoje, 09 de junho, que todas as pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente residentes no Estado irão ser vacinadas a partir do dia 10 junho, ao todo serão mais de 1 milhão de vacinados. 

 

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizou diversas articulações para incluir as pessoas com deficiência no grupo prioritário de vacinação, desde o início do ano foram diversos ofícios e pedidos realizados ao governo estadual, além da realização da campanha #EuQueroViver que mobilizou todas as APAES do Estado para pedir a vacinação imediata para as pessoas com deficiência.

 

“Esse é um resultado da união do movimento, que prontamente aderiu à campanha #EuQueroViver que, juntamente com ofícios e articulações com os representantes do estado, fez com que nosso pedido fosse atendido. Temos muito que comemorar, em um momento tão difícil uma notícia dessas enche nossos corações de esperança” explica a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira.

 

Os critérios para a vacinação de pessoas com deficiência permanente física, sensorial ou intelectual são: laudo médico que indique a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada ou documento oficial com indicação de deficiência ou cartões de gratuidade de transporte público ou autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento). 

 

Profissionais da educação

 

Foi antecipada a vacinação dos profissionais da educação básica de 18 a 44 anos para o dia 11 de junho, no calendário anterior estava prevista a vacinação para o dia 21 de julho.

 

O governo estadual recomenda que todos os profissionais da educação que ainda não vacinaram já façam seu cadastro no site: https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/.

 

População em Geral

 

Também foi antecipado o calendário de vacinação do restante da população que reside no estado, que tenha mais 18 anos, em torno de 15 dias, as pessoas de 55 a 59 anos poderão tomar a 1ª dose da vacina a partir do dia 16 de junho.

 

Foi divulgado o calendário completo de imunização até os 18 anos, programados para começar a tomar a primeira dose até 18 de outubro. Esta é uma previsão, visto que depende da distribuição das vacinas disponíveis, sob coordenação do PNI (Programa Nacional de Imunização). O planejamento do Governo Estadual se baseia no PNI, ou seja, depende da distribuição das doses do Governo Federal.

 

Confira as datas:

 

  • 2 de junho – Pessoas com deficiência permanente (BPC) de 30 a 39 anos
  • 7 de junho - Pessoas com deficiência permanente (BPC) de 18 a 29 anos
  • 9 de junho – Profissionais da educação básica de 45 e 46 anos
  • 10 de junho – Pessoas com deficiência permanente 18 a 59 anos
  • 10 de junho – Gestantes e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos
  • 11 de junho - Profissionais da educação básica (18 a 44 anos)
  • 16 de junho a 8 de julho – 55 a 59 anos
  • 9 a 19 de julho – 54 anos
  • 20 de julho a 3 de agosto – 50 a 53 anos
  • 4 a 18 de agosto – 45 a 49 anos
  • 19 a 28 de agosto – 40 a 44 anos
  • 29 de agosto a 7 de setembro – 35 a 39 anos
  • 8 a 17 de setembro – 30 a 34 anos
  • 18 a 27 de setembro - 25 a 29 anos
  • 28 de setembro a 18 de outubro - 18 a 24 anos

 

Atenção: O calendário pode sofrer alterações de acordo com as doses disponíveis em cada município, antes de ir ao posto de vacinação confira como está na sua cidade.

Fonte: Assessoria de comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas