FEAPAES-SP e UNIAPAE-SP abrem as inscrições para o II Congresso Científico Online
Postado em: 11/06/2021 13:55:57

Evento pretende reunir profissionais e organizações de todo o país que atuam na causa da pessoa com deficiência, além de pesquisadores, docentes e estudantes interessados na temática.

 

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e o seu Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP irão realizar entre os dias 13 e 16 de setembro, o II Congresso Científico Online da FEAPAES-SP com o tema Políticas públicas e a pessoa com deficiência no Brasil. O objetivo é fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes sobre a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. As inscrições para o evento podem ser realizadas entre os dias 10 de junho a 6 de setembro de 2021 no site do UNIAPAE-SP.

 

Além disso, o evento também é um importante canal para o intercâmbio entre entidades, profissionais, poder público, docentes, estudantes e pesquisadores. De acordo com a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira, o Congresso, a exemplo da primeira edição realizada no ano passado, permitirá o networking entre profissionais e instituições. “Teremos um espaço propício para estabelecer parcerias e criar ligações visando enfrentar com otimismo e assertividade os desafios que a atualidade nos traz, buscando a melhoria contínua das ações voltadas para as pessoas com deficiência e suas famílias”, destaca.

 

O evento é voltado aos profissionais das APAES e demais organizações da sociedade civil das áreas de assistência social, educação, saúde e gestão, docentes de universidades e institutos de pesquisa; discentes de universidades e institutos de pesquisa, gestores de políticas públicas e demais interessados na temática da deficiência intelectual e/ou múltipla.

 

Submissão de trabalhos científicos

 

As submissões dos trabalhos científicos vão do dia 10 de junho a 25 de julho de 2021, e os resultados serão divulgados no dia 17 de agosto de 2021. O participante poderá optar entre trabalho completo ou resumo expandido, dentro dos seguintes eixos:  A Política de Assistência Social e seus serviços para a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência e de suas famílias; A Política Pública de Saúde e os serviços de habilitação e reabilitação para pessoa com deficiência; Políticas Públicas Educacionais e os direitos das Pessoas com Deficiência e Transtornos do Espectro Autista.; Os desafios da Gestão das Organizações da Sociedade Civil em tempos de pandemia; Os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e o papel das políticas públicas de inclusão.

 

Além disso, também poderão ser submetidas mesas redondas nas quatro áreas: assistência social, saúde, educação e gestão, de acordo com os temas sugeridos para cada eixo. “A participação das APAES bem como de outras organizações que atendem o público da pessoa com deficiência é fundamental para que essas pessoas usufruam cada vez mais dos seus direitos, seja na área da saúde, educação ou assistência social. Neste momento também ampliamos nossa atuação abrindo espaço para a pesquisa e estudos que terão um impacto direto na qualificação dos profissionais que trabalham com a pessoa com deficiência. Este movimento promove a melhoria dessas organizações propiciando novas técnicas e resoluções que impactam diretamente na qualidade de vida da pessoa com deficiência” explica a superintendente do UNIAPAE-SP, Cristiany de Castro.

Além da submissão de trabalhos o evento contará com diversas palestras sobres temas das áreas de assistência social, educação, gestão e saúde. Confira abaixo a programação:

 

Programação:

 

13/06 – 19h:  O papel das políticas públicas para a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência.

14/09 – 19h: Crianças com deficiência e a pandemia da COVID-19.

15/09 – 19h:  Políticas Sociais e a pessoa com deficiência.

16/09 -  19h: Organização do atendimento educacional especializado

 

 Mais informações sobre edital e inscrição, clique aqui. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas