FEAPAES-SP recebeu ao lado de lideranças apaeanas de todo o estado, o governador Rodrigo Garcia
O governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, visitou no dia 4 de abril, a sede da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), na cidade de Franca (SP). Na ocasião, estiveram presentes 166 pessoas de 96 APAES, além de autoridades.
A visita aconteceu graças ao apoio do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das APAES e Pestalozzis, o deputado federal Marcio Alvino – que compareceu na recepção ao governador - após solicitação da presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira e da diretora social e secretária executiva da Frente Parlamentar, Cristiany de Castro.
A presidente da FEAPAES-SP em seu discurso destacou a importância das APAES no atendimento as pessoas com deficiências. “Nós do movimento apaeano queríamos fechar APAE, não fundar APAE. Se a gente funda é porque infelizmente o poder público não tem condições de fazer o serviço que fazemos”, disse Vera, que foi ovacionada após declaração.
Cristiany, grande conhecedora das necessidades das APAES por sua atuação de mais de 14 anos no movimento, aproveitou a ocasião para fazer as defesas técnicas dos pleitos solicitados ao governo estadual, também tendo sido aplaudida em vários momentos. “Nós temos um público de 70 mil pessoas atendidas diretamente, e que chega a quase 300 mil pessoas, uma vez que o serviço sócio assistencial se estende as famílias. E nós temos na área da educação 30 mil alunos com deficiência intelectual e múltipla que precisa desse nosso olhar e nosso respeito. Hoje o custo médio por aluno é R$1.200 e nós temos um repasse do governo do estado de São Paulo de apenas R$421”, explicou Cristiany.
E antes de encerrar seu discurso, Cristiany completou. “Deixar que as pessoas com deficiências fiquem em condição de isolamento nas suas casas em virtude de nossa omissão, isso jamais pode acontecer”.
E por último falou o governador Rodrigo Garcia, que prometeu uma resposta para as APAES até o dia 1º de maio. “Vou fazer um combinado com vocês. Hoje é dia 4 de abril, nós vamos até o dia 1º de maio, portanto menos de 30 dias, vou ter uma reunião com a equipe econômica, junto com a educação, para que a gente anuncie ao lado de vocês a possibilidade de um per capita dos alunos já assistidos pelo estado, pode ter certeza que vai sair alguma coisa disso”.
E na sequência completou. “E quanto aos alunos acima de 30 anos avaliar, talvez um per capita um pouco menor, mas iniciar um financiamento para poder ajudar vocês nesse grande esforço”, concluiu o governador.
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.