Cerimônia de abertura da XX Olimpíadas Especiais das APAES do Estado de São Paulo movimentou centro esportivo, em Caraguatatuba (SP)
Postado em: 18/07/2022 23:37:36

Cerimônia de abertura das Olimpíadas Especiais das APAES reuniu público e contou com apresentação das delegações, show e pronunciamentos

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), APAE e Prefeitura de Caraguatatuba realizaram na noite de hoje, 18, no CEMUG- Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, a cerimônia que marcou a abertura da XX Olimpíadas Especiais das APAES do Estado de São Paulo. O evento reuniu cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, natação, tênis de mesa, voleibol adaptado, dama e dominó.

Na ocasião, várias autoridades marcaram presença, dentre elas Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro, diretora social e secretaria executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das APAES e Pestalozzis, Sonia Maria Vitor, presidente da APAE Caraguatatuba, Dr. José Ernesto Ghedin Servidei, vice- prefeito de Caraguatatuba, Aracélia Costa, da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, representando o governador Rodrigo Garcia, Afonso Tochetto, presidente da FEAPAES-RS, Fatima Godoy, representando o presidente da APAE Brasil José Turozzi, Rita de Cássia Leal e Wellington Clementino, autodefensores estaduais da FEAPAES-SP.

Na ocasião, o público prestigiou a entrada das 16 delegações que competirão no evento, o acendimento da tocha olímpica, a apresentação do Grupo Ciganas Lorenzei – Quero Bailar, da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e apresentação de dança dos alunos da APAE de Caraguatatuba, com o tema ‘A Criação do Mundo’, e no encerramento da noite ainda teve a banda de Caraguatatuba, The Duke.

O evento favorece o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, contribuindo dessa forma para o exercício da cidadania.

De acordo com a presidente da FEAPAES-SP, além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Além da parte esportiva, proporcionaremos atividades culturais e de lazer, passeios, festa de confraternização, cinema, entre outros e para isso contamos com grandes parceiros”, detalhou Vera Lucia Ferreira.

Sobre as Olimpíadas

A FEAPAES-SP, responsável pela organização das Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, busca parceria com uma APAE do Estado para sediar o evento, que acontece a cada três anos, porém, devido a pandemia da COVID 19, a edição precisou ser adiada por um ano.

As Olimpíadas Especiais é oportunidade na qual os atletas classificados em suas regionais competem, demonstrando sua potencialidade, além de terem nessa ocasião a chance de trocar experiências e confraternizar-se com outros atletas do Estado. A última edição das Olimpíadas aconteceu em 2018, na cidade de Franca (SP).

Fonte: Assessoria de comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas