Terminou a pouco, um encontro estratégico entre a presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, Dra. Cristiany de Castro, e o Secretário da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, para apresentar demandas cruciais nas áreas da saúde, assistência social e educação. Acompanhando a presidente, estavam o o Conselheiro Fiscal da entidade, José Avanilson Silva, o Conselheiro de Roteiro dos Bandeirantes, Reinaldo Barbieri Neto, o diretor da APAE de Louveira, Geilson Santos e o ouvidor da Federação, Fábio Rodrigues. A FEAPAES/SP, que representa 308 APAEs no estado, busca apoio da Secretaria para articular iniciativas com demais pastas Assistência Social, Educação e Saúde.
Entre as solicitações estão o financiamento para centros-dia destinados a pessoas com deficiência com idade superior a 30 anos e em fase de envelhecimento, parcerias diretas entre secretarias e APAEs, aumento de recursos para serviços de proteção social especial para pessoas com deficiência, e apoio contínuo e ampliação dos atendimentos para pessoas com deficiência na fase adulta.
Na área da educação, destacam-se questões como o prazo para homologação de documentos, inclusão de novas matrículas ao longo do ano letivo, manutenção do aluno com CID F71 no plano de trabalho, e consideração das avaliações das APAEs para escolha entre ensino especializado e regular, além do encaminhamento de ônibus da SEDUC através do Centro de Transportes (CTRAN).
Já na saúde, solicita-se uma reunião para discutir parcerias e o credenciamento de serviços para autistas conforme resolução estadual. Essa iniciativa visa aprimorar significativamente os serviços oferecidos e assegurar os direitos fundamentais das pessoas com deficiência em todo o estado de São Paulo.
Durante toda a reunião, o secretário Marcos da Costa demonstrou grande solicitude, comprometendo-se a agendar novas reuniões com as demais pastas pertinentes para dar continuidade às solicitações discutidas. Em breve, novos desdobramentos serão atualizados.
"Entendemos que o diálogo é fundamental para avançarmos na garantia dos direitos da população. Estamos à disposição para colaborar estreitamente com sua secretaria, visando fortalecer os atendimentos prestados às pessoas com deficiência. Acreditamos que, por meio da sua articulação com as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, poderemos assegurar de forma eficaz e com excelência os direitos das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo", ressaltou Cristiany de Castro.
Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.